Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pesquisas mostram que o intercâmbio 50+ cresceu 30% no último ano

Longevos expandem seus horizontes, mergulham em novas culturas e reafirmam a liberdade de viver novas experiências em qualquer fase da vida

Foi-se o tempo que viajar para o exterior e viver novas aventuras em outro país era um sonho exclusivamente dos mais jovens. Em um mundo em que a longevidade está cada vez mais presente e integrada às novas tecnologias, muito vem mudando. 

Atualmente, a geração de pessoas mais velhas têm desejado e realizado novas experiências relevantes, que vão desde descobrir novos sonhos até programar um intercâmbio após os 50 anos. De acordo com a Student Travel Bureau (STB), esse setor cresceu 15% em 2024 e há previsões de 20% para esse ano. Isso é decorrente da busca por um terceiro idioma, educação executiva e do novo perfil 50+, que apresentou uma alta de 30% na procura por novas experiências em destinos internacionais.

Fazendo valer a máxima de que maturidade atualmente é sinônimo de autonomia, os longevos têm obrigado os programas de intercâmbio ao redor do mundo a se adequar às demandas desse novo mercado. A STB, por exemplo, criou um programa exclusivo, o Silver Foxes, que atende essa faixa etária com roteiros e cursos sob medida.  Os programas de intercâmbio oferecem não só cursos de línguas, mas também imersões culturais em países como Itália, Malta, Canadá e Inglaterra- que são os mais procurados por intercambistas 50+- além de qualificações executivas para redirecionar a rota profissional. Há também uma procura por experiências como voluntariado em diversas frentes e oportunidades de trabalhar de forma temporária, enquanto mergulham na língua e na cultura local.

O intercâmbio 50+ é mais uma forma que simboliza a virada de chave no modo como encaramos o envelhecimento. Ele reforça uma mentalidade positiva para o futuro que só tem a beneficiar quem a vivencia. Esse movimento mostra que não há idade para adquirir mais conhecimentos, fazer novas conexões e se aventurar em territórios desconhecidos. Ao contrário: a maturidade, quando bem planejada financeiramente, pode ser vivida com enorme segurança e liberdade”, afirma Nilton Molina, presidente do Instituto de Longevidade MAG.

Para realizar um intercâmbio, é preciso se preparar financeiramente e planejar os gastos de forma cuidadosa. O Instituto de Longevidade MAG, com 9 anos de atuação em assuntos voltados ao envelhecimento e planejamento financeiro, traz ferramentas de apoio para quem deseja se aventurar no exterior, como a Planilha de Planejamento Financeiro, que apresenta um conteúdo gratuito com orientações voltadas à organização financeira para se planejar corretamente e otimizar gastos e recursos

Além disso, para as demais despesas, o cartão pré-pago internacional pode ser uma boa alternativa, pois oferece praticidade e segurança, além de possibilitar carregamentos em diversas moedas, mas vale lembrar que levar a moeda do destino em espécie pode ajudar a chegar preparado para os pequenos gastos, como táxis, metrôs e alimentação na rua. 

Agências e programas 

  1. STB
  2. CI Intercâmbios
  3. Education First (EF) Intercâmbios
  4. Experimento Intercâmbios Culturais

Além da já citada nova divisão do STB focada em programas para pessoas a partir de 40 anos, o Programa para Adultos Classic 50+, da Kaplan International Languages e da STB combina aulas de inglês com atividades turísticas e culturais. É essencialmente destinado a adultos com 50 anos ou mais, que buscam aprimorar o idioma enquanto exploram o destino e conhecem pessoas novas oriundas de vários países do mundo. O programa tem uma curta duração, então se encaixa perfeitamente no período de férias do trabalho.

A STB conta também com Grupo de Inglês 50+, Curso de Inglês 45+, Curso de Inglês do Clube 40+ e o Curso La Dolce Vita da Scuola Leonardo Da Vinci, também focado em intercambistas maduros que buscam aprender ou aperfeiçoar o italiano. Isso sem contar o Curso de Italiano 50+ em Roma com a Dilit e o Curso de Francês 50+ em Antibes, na França. Atualmente, a STB se destaca como a agência do ramo com mais programas de intercâmbio 50+. Para mais informações dos demais cursos, basta acessar o site oficial.

Já a CI Intercâmbios oferece um programa que combina passeios culturais e estudos de idiomas em várias localidades! Os cursos de idiomas incluem como destinos  África do Sul, Austrália, Espanha, França, Inglaterra, Itália e Malta. Outra ótima opção é a EF Intercâmbios, uma das agências de intercâmbio mais antigas do mundo, fundada em 1965, na Suécia. A agência oferece cursos de inglês, francês, espanhol, alemão, italiano ou coreano com datas flexíveis e para todas idades onde você pode desfrutar de uma imersão completa no destino de sua escolha. 

A Experimento Intercâmbios Culturais, associada a CVC, oferece o Sênior Explorer, um programa de vivência internacional pensado para pessoas a partir de 45 anos que desejam aprender inglês, descobrir novas culturas e viver algo diferente. A agência conta com uma lista de países perfeitos para pessoas dessa faixa etária que buscam por aventura e aprendizado.

Informações por agência e edição de Rebeca Dias

Redes Sociais

Publicidade

Cláudio Lacerda

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ruta y Destino © . Todos os direitos reservados.